Mundo Náutico Gorringe - Do mito à realidade
O Banco Gorrige foi o epicentro do terramoto em 1531 e 1755 que abalou Lisboa e a costa espanhola. É um volcão subaquático que vem de 5000 metros de profundidade e com uma profundidade mínima de 40 metros, o que levou a querermos sondar a biodiversidade desse ponto.
Em 1997 fizemos a primeira expedição e repetimos a pedido da Universidade de Ciencias do Algarve em 1998. Apartir destas duas expedições, muitas outras se realizaram neste ponto. Entre a biodiversidade encontrada, cabe destacar: tramelgas, lirios e peixes cão.
Este acontecimento converteu-se em um lugar único e marcou o mundo do mergulho nas seguintes décadas neste local.
Pode consultar mais informação na wikipedia Banco de Gorringe e no Internet Archive.
Em cima da hora – Expedição ao banco Gorringe – À descoberta do Atlântico selvagem – 1998
Publicado por Carlos Guerreiro
A descoberta do atlantico selvagemUma agulha no Atlântico Pico Gettysburg desbravado
Record – Evasão – Domingo – 13 Julho 1997
Sessenta horas para trazer a terra firme os segredos do abismo virgem
Uma agulha no Atlântico Pico Gettysburg desbravado
Expedição nas ilhas selvagens
Esta expedição do Atlántico Selvagem nas Ilhas Selvagens teve lugar em 1999 em colaboração com o Museo Municipal de Funchal e a presença da RTP (Radio Televisão Portuguesa) – Programa Bombordo.
Estas ilhas são importantes para Portugal porque marcam nossa zona económica exclusiva e ao estar no meio do océano, tem uma vida própria com ecosistemas únicos e variados.
Esta reportagem da conhecer estas ilhas e a sua biodiversidade marinha e terrestre onde muitas aves vão nidificar. Tráta-se de um espaço protegido pouco conhecido com uma vida que não se consegue encontrar em outro local, fazendó-lo especial e único.
Publicado em notícias do mar – 1999 Setembro – Ano XV – Número 168
Salvagens